O que é a rede?

A Rede de cuidados na Atenção Psicossocial corresponde a um conjunto articulado de diferentes pontos de atenção à saúde e questões sociais, instituída para acolher pessoas com sofrimento ou transtorno mental. As ações tem como diretrizes o respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas; a promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde; o combate a estigmas e preconceitos; a garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar; a atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas; o desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos, dentre outros.

Núcleos de Acolhimento e Escuta (NAE)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), através da Portaria nº 510 de 04 de agosto de 2022, designou uma comissão técnica com a finalidade de criar uma rede de ações colaborativas visando o monitoramento, acolhimento, apoio, diálogos e demais ações necessárias ao fortalecimento da saúde mental entre a comunidade universitária, buscando garantir seu bem-estar e melhor qualidade de vida. A proposta é que as iniciativas sejam articuladas e organizadas através de ações que não tenham foco somente na assistência em saúde, mas envolvam atividades integradas através do esporte, do lazer, da cultura, dentre outras oportunidades.

Nesse contexto, capilarizar as possibilidades e a comunicação em nível de setores é fundamental para o êxito das ações. Para que isso seja viável, a Comissão Técnica, em sua reunião realizada no dia 04 de agosto de 2022, debateu sobre a criação de Núcleos de Acolhimento e Escuta (NAE) vinculados aos Departamentos e Institutos, além do CAp-Coluni e o Ensino Médio e Técnico de Florestal.

A proposta de criação dos NAE tem os seguintes objetivos:

– Capilarizar as ações de promoção de bem-estar e prevenção de agravos em saúde mental em diversos setores da UFV;

– Sensibilizar as unidades acadêmicas e administrativas sobre a necessidade de se debater e realizar ações relacionadas à temática;

– Criar pontos focais treinados e capacitados para direcionar as necessidades e demandas dos setores em relação ao atendimento em saúde mental e organização de ações preventivas e de promoção à saúde e bem-estar.

Cabe destacar que os membros do NAE passarão por formação e orientação em relação à política institucional de saúde mental, tornando-se elos de comunicação com os setores. Reforçamos que a missão não será de assistência e sim de multiplicação da temática em relação à rede de cuidado, formação e integração das atividades de esporte e lazer, cultura e arte com a saúde mental, nos três campi da UFV.

A proposta da comissão é que o NAE seja composto por 01 (um) técnico-administrativo, 01 (um) docente, 01 (um) estudante de graduação e 01 (um) estudante de pós-graduação, caso existam atividades dessa natureza de cada setor.