NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO II CONGRESSO DE SAÚDE MENTAL

Acesse o arquivo online.

Início das submissões dos resumos: 03/09/2024

Data limite para envio dos resumos: 30/09/2024

Divulgação do resultado da avaliação: 14/10/2024

Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word para o e-mail: saudemental@ufv.br.

1. CATEGORIAS

1. Trabalho original: pesquisa em andamento ou concluída, com método claro e apresentando os resultados parciais ou finais do estudo.

2. Revisão de literatura: revisões narrativas, integrativas, escopo, rápidas, sistemática com ou sem metanálise e guarda-chuva, com método específico para cada tipo de revisão.  

3. Relato de experiência (de ensino, pesquisa, extensão ou assistência): deve-se relatar o objeto da experiência, o contexto em que ocorreu, a descrição das atividades (incluindo período de realização, local e participantes envolvidos, técnicas ou métodos adotados), análise dos resultados e considerações finais. Nesta categoria de trabalho será aceito relato de experiência que foi desenvolvido ou está em andamento.

• O resumo deve ser enviado em lauda com margem superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm, em formato word, letra Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento simples, de acordo com o template disponível (clique aqui para download). O participante deverá realizar o download do template, gentileza não modificar a estrutura elaborada pela comissão organizadora!

• Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. Deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA E EM NEGRITO, sem recuo, texto justificado e conter no máximo 20 palavras.

• Autores: informar nome completo e filiação institucional (em nota de rodapé). O número de autores máximo permitido é: 06 (seis) para pesquisa e revisão de literatura e 10 (dez) para relato de experiência. O nome do relator/apresentador deverá ser sublinhado. Sugere-se que o nome do orientador/responsável pela pesquisa/relato de experiência seja incluído como último autor.

• Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso, conter entre 200 e 250 palavras, e ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e sem parágrafo. Deve ser redigido em parágrafo único e conter os seguintes tópicos: Introdução, objetivo(s), método (ou contexto e descrição das atividades para relato de experiência), resultado(s) e considerações finais ou conclusões. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta.

• Apresentar de 3 a 5 descritores constantes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível para consulta no site http://www.bvs.br. Os descritores e o título não devem ser contabilizados nos caracteres do resumo.

• Fonte(s) de financiamento: em caso de financiamento, o nome do órgão financiador deverá ser descrito.

• Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, se pertinente.

• Os trabalhos oriundos de pesquisa em andamento/concluídas que envolverem seres humanos e/ou animais devem apresentar o número do protocolo de aprovação do parecer do Comitê de Ética (CEP) no corpo do resumo. A aprovação pelo CEP fica dispensada em relatos de experiência, por se tratar de trabalho de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados da prática cotidiana não envolvem a identificação de nenhum participante. Não será necessário o envio da comprovação. A não observância desta orientação incorrerá em RECUSA para avaliação.

• Os resumos que não atenderem às normas de elaboração de resumos ou que possibilitem a identificação dos autores no corpo do texto serão recusados.

• Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.

2. MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO

2.1 apresentação através de pôster.

A apresentação do pôster deverá ser confeccionada utilizando o modelo (disponível neste link).

Poderão ser inseridos figuras, fotos, tabelas ou outros recursos gráficos, caso seja necessário.

O pôster deverá ser elaborado na orientação vertical (dimensão: 120 cm A x 80 cm L) e disposto em uma página somente. Ao fazer o download do arquivo, verifique se o mesmo não desconfigurou, principalmente com relação as medidas que serão utilizadas para impressão.

Nos textos, sugere-se o uso da fonte Calibri, tamanho 36.

O pôster deverá ser exposto presencialmente no dia e horário a ser divulgado no site: https://saudemental.ufv.br/congresso-de-saude-mental/.

3. EIXO TEMÁTICO

3.1 Trabalhos que perpassam a temática central do evento: Saúde Mental.

4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS

Além de atender aos requisitos descritos, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

Relevância e atualidade;

Adequação do título;

Adequação metodológica para o alcance do(s) objetivo(s) e do(s) resultado(s) apresentado(s); 

Abordagem do(s) resultado(s) e sua contribuição científica para a promoção da saúde mental;

Considerações finais ou conclusões coerentes com o(s) objetivo(s) proposto(s) e resultado(s);

Características do resumo no que se refere à organização, capacidade de síntese, clareza e coerência;

Descritores condizentes e contidos no DeCS (http://www.bvs.br). Os descritores e o título não devem ser contabilizados no número de palavras permitido.

Observações:

Os resumos que não cumprirem as normas descritas não serão aceitos.

Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso, em mídia eletrônica, com ISSN e ISBN. Desta forma, é fundamental atentar para questões ortográfica e gramatical. Deve-se observar as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

5. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

Será disponibilizado através do correio eletrônico do autor correspondente (autor principal) apenas um certificado por trabalho apresentado, no qual constarão os nomes de todos os autores.

Trabalhos aprovados, mas que não forem apresentados em dia e horário estabelecidos, não receberão certificado de apresentação e não comporão os anais. 

Os anais serão disponibilizados no site do Portal de Saúde Mental da UFV até o final de dezembro de 2024. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.

6. LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE

Cada participante poderá submeter e apresentar no máximo dois resumos. Entretanto, não existe limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.

7. PREMIAÇÃO

Serão premiados o melhor trabalho de cada categoria:

1.Pesquisa original.

2.Revisão de literatura.

3.Relato de experiência.

8. OBSERVAÇÕES GERAIS

8.1 Quaisquer outros fatores não previstos nesse documento serão definidos pela Comissão Coordenadora do evento.

8.2 O participante e seu orientador se responsabilizam pelo conteúdo, dentro dos padrões éticos e morais, e autorizam a UFV, em caráter irretratável e irrevogável, a utilizar e veicular as imagens do painel, para fins de publicidade institucional e/ou de produtos, sem qualquer limitação de número de inserções e reproduções; utilizar e veicular as fotografias acima referidas no site da UFV na Internet, nas redes Intranet e Extranet; utilizar as fotografias e vídeos na produção de quaisquer materiais publicitários e promocionais para fins de divulgação, dentre outros, a serem veiculados, no Brasil e/ou no exterior, em quaisquer veículos, formatos e mídia (televisão, cinema, mídias impressa e alternativa, etc.), sem limitação de número de inserções e reproduções, dentre outros.

8.3 A concessão de autorização não será remunerada, tendo tão somente o objetivo de divulgação e popularização da ciência, e possui caráter irretratável e irrevogável. É de responsabilidade do participante na submissão do resumo e do orientador, conferir além do resumo os nomes inseridos como co-autores.