Pesquisa sobre efeitos de exercícios físicos em portadores de diabetes seleciona voluntários

17 de outubro de 2024

A fisioterapeuta Cristiane Fialho, da Divisão de Saúde da UFV, selecionará cerca de 65 voluntários para a sua pesquisa intitulada Efeito da Plataforma Vibratória Associado a Exercícios Resistidos Progressivos sobre Força Muscular, Capacidade Funcional, Composição Corporal e Parâmetros Biológicos Anti-inflamatórios em Idosos com Diabetes Tipo II: Ensaio Randomizado e Controlado. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EFFTO-UFMG) e está sendo executada em parceria com a UFV, sob responsabilidade das pesquisadoras Daniele Sirineu Pereira (UFMG), Cláudia Eliza Patrocínio de Oliveira (UFV) e Maria Lúcia Machado Duarte (UFMG).

Como objetivos primários, o trabalho da fisioterapeuta comparará o efeito de dois protocolos de exercício resistido progressivo (utilizando pesos) associado ou não à Técnica de Vibração de Corpo Inteiro (usando uma plataforma vibratória) sobre os níveis de força muscular e capacidade funcional dos idosos com Diabetes Mellitus II dos participantes. Já os objetivos secundários serão verificar mudanças dos dois protocolos na composição corporal, controle glicêmico e processos inflamatórios de idosos com a doença. O protocolo de intervenção com exercícios durará 12 semanas, com frequência de duas vezes na semana, totalizando 24 sessões por participante, que serão avaliados  em uma série de exames.

Os idosos interessados serão avaliados por um clínico geral e, caso se encaixem nos critérios de inclusão, serão sorteados para participar em um dos dois grupos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail  cristiane.fialho@ufv.br.

Divulgação Institucional