14 de junho de 2023
A Estação Cultural promoverá, no dia 29 de agosto, das 18h30 às 20h30, a abertura da exposição Olha o trem, Marden, da artista Esther Magri, aluna do curso de Direito da UFV. Sua proposta é apresentar ao público a narrativa gráfica, em nanquim sobre papel, da história de Marden. Conforme a artista, o quadrinho retrata um enigma em torno da lenda de que o aluno Marden foi atropelado pelo trem no campus da Universidade. Isso teria acontecido em 1989 e, desde então, dizem que seu espírito vaga pelos trilhos. Todos os anos, no dia de sua morte, não se sabe como e por quem, é escrito “Olha o Trem, Marden” no cruzamento da linha férrea com a rua do RU, onde supostamente o fato teria ocorrido. O quadrinho gira em torno da vida de duas pessoas que acreditam terem visto Marden.
A exposição, uma parceria com a Pinacoteca da UFV, faz parte da programação artístico-cultural de comemoração dos 97 anos da UFV, celebrados no próximo dia 28. Gratuita, ela ficará em exibição até 29 de setembro, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h, e terá audiodescrição.
O evento é apoiado pelo edital 03/2023 da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que visa estimular a difusão do conhecimento, com o apoio e patrocínio de eventos com caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV, pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) e Divisão de Eventos. A proposta expositiva foi selecionada pelo Edital 012/2022da Pinacoteca da UFV, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Divulgação Institucional