17 de novembro de 2023
Em celebração à Semana da Consciência Negra, o Grupo Meios – Comunicação, Relações Raciais e Gênero lançará, neste domingo (19), às 14h, o documentário Mulheres do Quilombo. O lançamento será no casebre da Comunidade Quilombola Córrego do Meio, em Paula Cândido (MG). O documentário reúne depoimentos de quatro mulheres quilombolas, com idades entre 24 e 94 anos, sobre temas delicados, como relações de trabalho, responsabilidades precoces, acesso à educação formal, reconhecimento de seu território e desigualdades estruturais de gênero e étnico-racial. Elas abordam suas trajetórias, ecos do passado e lutas antigas e atuais.
Resultado de uma parceria entre a Comunidade Quilombola Córrego do Meio e o grupo Meios, por intermédio de sua coordenadora, a professora do Departamento de Economia Rural Ivonete da Silva Lopes, e suas integrantes Isadora Moreira Ribeiro e Juliana Shimada Brotto, o documentário põe em foco uma parcela da população que ainda está longe de ter representatividade na sociedade brasileira: mulheres que são lideranças quilombolas.
Também no domingo, haverá a abertura da exposição fotográfica Mulheres do Quilombo Córrego do Meio, com imagens produzidas durante os trabalhos de campo desenvolvidos no âmbito do projeto, que oferece oficinas de Literacia Digital para mulheres e jovens de comunidades quilombolas e assentamentos da Reforma Agrária da Zona da Mata de Minas Gerais. Selecionadas pelo graduando, fotógrafo e responsável pelas oficinas João Luca Pires, as cenas contam histórias e representam momentos de troca entre o trabalho de extensão e a comunidade.
A exposição também pode ser conferida no site do Grupo Meios. O documentário Mulheres do Quilombo será exibido no Cineclube Carcará, do campus Viçosa, até o final mês, em data a ser divulgada. Essas e outras ações do grupo podem ser acompanhadas pelo Instagram.
Divulgação Institucional