Exposição na Pinacoteca da UFV explora caligrafia árabe

23 de outubro de 2024

A Pinacoteca da UFV recebe a exposição Jornada, de Fatima Jabeen, a partir desta quinta-feira (24). Nela, a artista, natural da Índia e estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade, mostra sua interpretação de um dos mais antigos estilos de escrita árabe, o Kufi ou Kufic. A abertura da exposição acontecerá às 18h desta quinta-feira e as obras serão exibidas até 29 de novembro.

Por meio da caligrafia, Fatima explora tanto a tradição e a contemporaneidade quanto elementos simbólicos que considera como partes de uma jornada — tempo, memórias, ordem e caos, dentre outros —, proporcionando reflexões sobre os processos de escrita e artístico. Além das obras, a exposição inclui os materiais usados pela artista.

Foto: Museu de Entomologia da UFV

Como divulgado pela Pinacoteca, Fatima aprendeu o alfabeto árabe e o urdu, sua língua materna, na infância. Mas o contato com o Kufic, há alguns anos, mudou sua perspectiva sobre a arte da caligrafia. Segundo a artista, “a escrita é uma forma de pausa, um fluxo de emoções que se revela na arte da caligrafia”.

A realização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio das divisões de Arte e Cultura (DAC) e de Eventos (DEV) e do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. O apoio é do Departamento de Arquitetura, por meio do Laboratório de Modelagem Digital (Nó-Lab), e do Departamento de Informática, por meio do Machine Vision and Intelligence Laboratory (MaVILab).

Pinacoteca da UFV

Localizada no campus Viçosa, a Pinacoteca ocupa uma casa histórica, que também abriga o Museu Histórico da Universidade. Seu acervo tem mais de 600 obras, doadas por artistas, colecionadores e pelo Instituto Brasileiro de Museus.

A Pinacoteca fica aberta ao público, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h — exceto em feriados. Sua programação é divulgada no site pinacoteca.ufv.br e no Instagram: instagram.com/museuhistoricopinaufv.