Os primeiros movimentos que originaram a atual Divisão Psicossocial surgiram na década de 80, através da articulação de assistentes sociais e economistas domésticas da Divisão de Alojamento e da Diretoria de Recursos Humanos da UFV que atuavam na avaliação dos pedidos de bolsa alimentação e moradia.
Ao longo dos anos, entendendo a necessidade de unir esforços em prol do tratamento dos servidores com problemas relativos ao uso abusivo de álcool, se uniram a esse grupo, alguns médicos da Divisão de Saúde/DSA e uma psicóloga, docente do Departamento de Educação da UFV e assim, em agosto de 1989, foi criado o Programa de Reintegração e Educação do Alcoolista / PREA. Notando-se os êxitos dessa iniciativa surgiu, no início da década de 90, por meio desse mesmo grupo, a proposta de criação de uma nova unidade que permitisse aos psicólogos, que atuavam na DSA, romper com o modelo clínico, restritivo e curativo que vinha sendo praticado.
A partir dessa perspectiva, buscou-se, à luz da psicologia social, adotar um modelo de clínica ampliada, sustentada por uma abordagem psicossocial desenvolvida por uma equipe interdisciplinar. Assim, em 15/02/1996, e originalmente denominada Serviço Psicossocial, a Divisão Psicossocial (DVP) foi criada tendo por objetivo apresentar uma nova proposta de atenção à saúde mental da comunidade universitária.
Após um período de lenta composição de sua equipe técnica, a ampliação da equipe só veio a acontecer a partir de 2007. Em 01/06/2009, o Serviço Psicossocial ganha o status de Divisão, passando a denominar-se Divisão Psicossocial, tornando-se assim, o centro de referência em saúde mental da UFV. A DVP além de oferecer atendimentos e acompanhamentos individuais, passou a dar ênfase em suas ações de prevenção, por meio das quais privilegia intervenções breves de caráter grupal e coletivo. Em 26/10/2009 foi inaugurada a atual sede da DVP.